quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Refletindo sobre o dia das crianças

O DIA 12 DE OUTUBRO, NÃO SERVE APENAS PARA LEMBRAR QUE COMEMORAMOS O DIA DAS CRIANÇAS, DEVE SER LEMBRADO TAMBÉM PARA MOSTRAR O QUANTO NOSSAS CRIANÇAS SÃO VÍTIMAS DE UMA SOCIEDADE EXCLUDENTE.MAIS DO QUE COMEMORAR, DEVEMOS LUTAR EM DEFESA DOS DIREITOS DAS CRIANÇAS, QUE ELAS SEJAM RECONHECIDAS E PROTEGIDAS POR TODOS: PAIS, PROFESSORES, DE UM MODO GERAL TODA SOCIEDADE.
NÓS EDUCADORES, CONSCIENTES DE QUE TODA CRIANÇA DEVE SER AMADA E RESPEITADA, ESPERAMOS QUE O DIA DAS CRIANÇAS POSSA SER ALÉM DE UM DIA DE COMEMORAÇÕES, UM DIA DE MOBILIZAÇÕES PARA CONSTRUIRMOS UMA SOCIEDADE MELHOR, NÃO PARA O FUTURO, MAS PARA O PRESENTE.
A origem da data:
No Brasil, o Dia da Criança foi instituido em 1920 pelo deputado federal Galdino do Valle. A data 12 de outubro foi votada em assembleia e o presidente Arthur Bernardes promulgou a lei por decreto (4867), em 5 de novembro de 1924. Mesmo ano em que foi assinada em Genebra, a Declaração dos Direitos da Criança. No entanto, era só mais uma lei esquecida das tantas que o país tem até hoje.
A Declaração Universal dos Direitos da Criança, redigida e assinada pelos signatários da ONU (Organização das Nações Unidas) é 20 de novembro de 1959, bem depois da criação de um dia da criança no Brasil. Na maioria dos países, o Dia Universal da Infância é comemorado em 20 de novembro. 12 de outubro é uma data brasileira.

SEMANA DA CRIANÇA / SUGESTÕES

1- GINCANA MIRIM
2- FESTIVAL DE PIPICAS
3- FESTIVAL DE PICOLÉS
4- PASSEIO CICLÍSTICO
5- DESFILE DA PRIMAVERA
6- BANHO DE PISCINA INFANTIL ( NA PRÓPRIA ESCOLA)
7- OFICINAS DE ARTES
8- OFICINAS DE BRINQUEDOS COM MATERIAIS RECLICLÁVEIS
9- CANTIGAS DE RODAS E BRINCADEIRAS INFANTIS
10- SESSÃO DE VIDEO (FILMES INFANTIS)
11- KARAÔKE 

CALENDÁRIO DO MÊS DE OUTUBRO

01 · Dia Internacional da Terceira Idade
1º · Dia de Santa Terezinha
1º · Dia do Vendedor
1º · Dia Nacional do Vereador
03 · Dia Mundial do Dentista
03 · Dia do Petróleo Brasileiro
03 · Dia das Abelhas
04 · Dia da Natureza
04 · Dia do Barman
04 · Dia do Cão
04 · Dia do Poeta
04 · Dia de São Francisco de Assis
05 · Dia das Aves
05 · Dia Mundial dos Animais
07 · Dia do Compositor
08 · Dia do Nordestino
09. Dia do Açougueiro e profissionais do setor
10 · Semana da Ciência e Tecnologia
10 · Dia Mundial do Lions Clube
11 · Dia do Deficiente Físico
11 · Dia do Teatro Municipal
12 · Dia de Nossa Senhora Aparecida
12 · Dia da Criança
12 · Dia do Atletismo
12 · Dia do Engenheiro Agrônomo
12 · Dia do Mar
12 · Dia do Descobrimento da América
12. Dia do Corretor de Seguros
13 . Dia do Terapeuta Ocupacional
13 · Dia do Fisioterapeuta
14 · Dia Nacional da Pecuária
 
15 · Dia do Normalista
15 ·
 Dia do Professor
16 · Dia Mundial da Alimentação
16 · Dia da Ciência e Tecnologia
16. Dia do Anestesiologista
17 · Dia da Indústria Aeronáutica Brasileira
17 · Dia do Eletricista
18 · Dia do Médico
18 · Dia do Estivador
18 · Dia do Securitário
18 · Dia do Pintor
19 . Dia do Profissional da Informática
20 . Dia Internacional do Controlador de Tráfego Aéreo
20 . Dia do Arquivista
21 · Dia do Contato
23 · Dia da Aviação e do Aviador
24 · Dia das Nações Unidas – ONU
25 · Dia da Democracia
25 · Dia do Dentista Brasileiro
25 · Dia do Sapateiro
28 · Dia de São Judas Tadeu
28 · Dia do Funcionário Público
29 · Dia Nacional do Livro
30 · Dia do Balconista
30 · Dia do Comerciário
30 . Dia do Fisiculturista
31 · Dia Mundial do Comissário de Vôo
31 · Dia das Bruxas - Halloween
31 . Dia da Reforma Luterana

terça-feira, 21 de setembro de 2010

O mês de outubro é todo dedicado as criança!!

Que tal fazer para elas pequenas lembrancinhas??



Essas recebi e com todo prazer divido com vocês amigos!!

As Velhas Árvores (Poesia) – Dia da Árvore

“Olha estas velhas árvores, — mais belas,
Do que as árvores mais moças, mais amigas,
Tanto mais belas quanto mais antigas,
Vencedoras da idade e das procelas…
O homem, a fera e o inseto à sombra delas
Vivem livres de fomes e fadigas;
E em seus galhos abrigam-se as cantigas
alegria das aves tagarelas…
Não choremos jamais a mocidade!
Envelheçamos rindo! envelheçamos
Como as árvores fortes envelhecem,
Na glória da alegria e da bondade
Agasalhando os pássaros nos ramos,
Dando sombra e consolo aos que padecem!”
Olavo Bilac

´
No dia 21 de setembro comemoramos o Dia da Árvore, momento para refletir sobre a conservação da natureza e preservação das nossas matas. Momento para plantar mais uma árvore que um dia irá nos dar sombra e alimento, limpará nosso ar e preservará o solo do planeta.

Dia da árvore



quarta-feira, 1 de setembro de 2010

SETEMBRO / DATAS COMEMORATIVAS

01 · Início da Semana da pátria
01 · Dia do Profissional de Educação Física
02 · Dia do Repórter Fotográfico 
03 · Dia do Guarda Civil 
03 · Dia do Biólogo
05 · Dia Oficial da Farmácia 
05 · Dia da Amazônia
06 · Dia do Alfaiate 
06 · Oficialização da letra do  Hino Nacional 
07 · Independência do Brasil
08 · Dia Internacional da Alfabetização
09 · Dia do Administrador 
09 · Dia do Médico Veterinário 
09 · Dia da Velocidade 
10 · Fundação do 1º Jornal do Brasil
12 . Dia do operador de rastreamento
14 · Dia da Cruz 
14 · Dia do Frevo
15 . Dia do Cliente
16 · Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio
17 · Dia da Compreensão Mundial
18 · Dia dos Símbolos Nacionais
19 · Dia de São Geraldo 
19 · Dia do Teatro
 
20 · Dia do Funcionário Municipal 
20 · Dia do Gaúcho 
21 · Dia da Árvore 
21 · Dia do Fazendeiro 
21 . Dia da Luta Nacional das Pessoas com Deficiências
22 · Data da Juventude do Brasil
22. Dia do Contador
23 · Início da primavera 
23 · Dia do Soldador
23. Dia do Técnico Industrial e do Técnico em Edificações
25 ·  Dia Nacional do Trânsito
26 · Dia Interamericano das Relações Públicas
26. Dia Nacional do Surdo
27 · Dia de Cosme e Damião 
27 · Dia do Encanador 
27 · Dia Mundial de Turismo
27. Dia Nacional do Idoso
28 · Dia da Lei do Ventre Livre
29 · Dia do Anunciante 
29 · Dia do Petróleo 
30 · Dia da Secretária
30 · Dia da Navegação 
30 · Dia Mundial do Tradutor 
30 · Dia Nacional do Jornaleiro

Uma amiga havia me perguntado de que forma repassar para nossas crianças a história da Independência do Brasil numa linguagem que eles pudessem entender. Fiz várias pesquisas e acabei achando dois textos belíssimos que repasso para vocês meus amigos. 


PARA OS PEQUENINOS...

Repassando.

História da Independência do Brasil

Era uma vez um principezinho que veio de uma terra muito distante chamado Portugal para morar no Brasil com sua família. Este príncipe era chamado de Pedrinho. Ele era um menino inteligente, corajoso e muito amoroso.

O povo brasileiro gostava muito dele, por isso quanto sua família teve que regressar para Portugal com urgência, os brasileiros fizeram uma baixo-assinado e foram as ruas pedir que Pedro permanecesse aqui. O povo clamava:

-Fica Pedro! - Fica Pedro! - Fica Pedro! -Fica Pedro!

O príncipe vendo aquela multidão de brasileiros pedindo que ele ficasse, respondeu:

- Se for para o bem de todos e felicidade geral da nação, eu fico.

Os brasileiros ficaram super contente e comemoram sua primeira vitória:

- Viva! Viva! Viva! Viva!

O tempo passou e um dia a princesa Leopoldina recebeu uma carta do pai de Pedro, que era rei de Portugal. Ao ler a carta ela chamou seu conselheiro José Bonifácio e disse:

- José, a corte portuguesa exige que Pedro volte imediatamente para Portugal.

Naquele mesmo instante José Bonifácio teve uma idéia.

- Alteza, escreva uma mensagem a vosso marido, peça que proclame a Independência do Brasil imediatamente.
A princesa mais que depressa escreve uma carta e manda o mensageiro entregar a Pedro.

-Vá rápido, encontre o príncipe Pedro e entregue esta carta a ele.

O mensageiro encontrou o príncipe perto do Riacho Ipiranga, descansado com sua cavalaria.

-Vossa alteza, eis uma mensagem da princesa Dona Leopoldina.

Ao ler a mensagem Pedro diz aos soldados.

-Soldados, a corte portuguesa quer nos escravizar. Laços fora, guerreiros! A partir de hoje não serviremos mais a Portugal. Ou o Brasil fica livre ou morremos por ele. Independência ou Morte!

Todos os soldados gritaram em um só coro:

-Independência! Independência! Independência!

A partir daquele dia raiava a liberdade no horizonte do Brasil. Nosso país tinha ficado livre de Portugal. E hino brasileiro agora poderia ser cantado em todas as redondezas com mais força e garra.

Autora: Bernadete Sena de Santana
Semana da Pátria


 AVALIAÇÃO DE RELIGIÃO

1) Quando aprendemos a tomar as decisões certas o que acontece?
_________________________________________________________________________

2) De que forma um jovem pode ser sábio?
_________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________

3) De acordo com o que você estudou, o que é sabedoria?
_________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________

4) Por que é fundamental aproveitar os momentos vividos na escola?
_________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________

5) Por que a escola é um lugar especial para estudar?
_________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________


AVALIAÇÃO DE RELIGIÃO
1) O que é conhecimento?
 _________________________________________________________________________

2)De acordo com o que você estudou, escreva os princípios mais importantes para se ter conhecimento:
_________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________

3) O que são Parábolas?
_________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________

4) Por que Jesus ensinava através de parábolas?
_________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________

5) Leia a parábola e faça sua interpretação:
A parábola do fermento
Bolo do AMOR
Massa:
• 2 xícaras de COMPROMISSO (farinha de trigo)
• 2 xícaras de PROTEÇÃO (Nescau)
• 1 xícara de COMPREENSÃO (açúcar)
• 1 colher de sopa cheia de AMOR (fermento)
• 1 xícara de RESPEITO (óleo de soja)
• 3 CONFIANÇA (ovos)
• 1 xícara de AMIZADE (leite quente)

Modo de Preparo
1. Peneire o COMPROMISSO, a PROTEÇÃO, a COMPREENSÃO, O AMOR em uma vasilha e os misture bem
2. Em seguida adicione o RESPEITO, a CONFIANÇA e, por último, AMIZADE, batendo a mão até ficar uma massa homogênea
3. Por fim acrescente o fermento (Amor)
3. Coloque em forma untada e enfarinhada, no forno com temperatura de 180º graus por 40 minutos ou até o palito sair limpo.

v  Significado: ____________________________________________________________
v  Para que serve: _________________________________________________________
v  O que nos ensina:_______________________________________________________
_______________________________________________________________________



Contribuindo

Jogue você também suas sementes

Havia um cidadão que morava numa cidade grande e trabalhava numa fábrica que se localizava muito longe da sua casa. Com isso ele precisa viajar de ônibus cerca de uma hora todos os dias para chegara ao seu trabalho.

Na terceira parada, sempre entrava uma senhora que se sentava no banco da janela.

Ela abria a bolsa, tirava um pacotinho e passava a viagem toda jogando alguma coisa para fora do ônibus. A cena se repetia dia após dia. Até que certa vez, curioso, o homem lhe perguntou: O que a senhora joga pela janela?

-Jogo sementes.

- Sementes? Sementes de que?

-De flor, é que eu olho para fora e a estrada é tão vazia... Gostaria de viajar vendo flores coloridas por todo o caminho, imagine como seria bonito.

-Mas as sementes caem no asfalto, são esmagadas pelos pneus dos carros, devoradas pelos passarinhos. A senhora acredita mesmo que estas flores vão nascer um dia aí na beira da estrada?

-Acho meu filho, mesmo que muitas se percam, algumas acabam caindo na terra e com o tempo vão brotar.

-Mesmo assim, demoram a crescer, precisam de água.

-Ah, eu faço a minha parte. Sempre há dias de chuva, e se eu não jogar as sementes aí mesmo é que as flores nunca vão nascer.

O homem desceu logo adiante, achando que a senhora já estava meio “caduca”.

O tempo passou. Um dia, no mesmo ônibus, sentado à janela, o homem ficou impressionado ao olhar para fora e ver flores na beira da estrada, muitas flores. A paisagem estava colorida, perfumada, linda...

O homem lembrou-se da senhora, procurou-a no ônibus, não a encontrou, então foi perguntar ao cobrador que conhecia todo mundo por que a senhora das sementes havia sumido?

-Pois é, morreu de pneumonia na semana passada.

O homem voltou ao seu lugar e continuou olhando, pela janela, a paisagem florida. “Quem diria, as flores brotaram mesmo”, pensou. “Mas de que adiantou o trabalho daquela senhora? A coitada morreu e não pode ver esta beleza toda”.

Neste instante, o homem escutou uma risada de criança, no banco da frente, uma garotinha apontava pela janela, entusiasmada: Olha papai! Que lindo! Quanta flor pela estrada. Como se chamam aquelas flores? São maravilhosas.

Então o homem entendeu o que a senhora tinha feito, mesmo não estando ali para contemplar as flores que tinha plantado, a senhora devia estar feliz. Afinal ela tinha dado um presente maravilhoso para a natureza e principalmente para as pessoas que por ali passavam.

No dia seguinte, o homem entrou no ônibus, sentou-se no mesmo banco que a senhora sentava, tirou um pacotinho de sementes do bolso e começou a jogar sementes pela janela até chegar ao ponto onde tinha que descer.

Jogue você também as suas sementes, pouco importa se você vai ver as flores ou não. Plante as sementes do amor, do carinho, da fraternidade, da alegria, da paz, da ternura, da compreensão. Certamente, você colherá além das lindas flores, frutos maravilhosos com sabor de felicidade, sabor de conquista.

Autor desconhecido

4º. E 5º. ANO

PORTUGUÊS:

1- Conversação sobre o texto.

a) Por que você acha que a velhinha jogava as sementes se ela poderia não ver florescer?

b) Que tipos de sementes você está plantando em sua casa?

2- Procure no dicionário:

Cidadão-

Caduca-

Impressionado-

Pneumonia-

Entusiasmada-

Contemplar-

3- Desenhe a imagem que a velhinha via em suas viagens.

4- Pinte no texto 6 verbos:

MATEMÁTICA

1-Se o cidadão começasse a trabalhar as 7 horas que horas precisava sair de casa para não chegar atrasado?

( ) 5 horas

( ) 8 horas

( ) 6 horas

2- Desenhe o relógio representando a hora em que o cidadão saia de casa.

3- Se a velhinha jogava 123 sementes por dias , quantas sementes jogou em:

Uma semana

Um mês

Um ano

3 anos

3º. ANO

PORTUGUÊS

1- O QUE A VELHINHA JOGAVA PELA JANELA DO ÔNIBUS?

2- O QUE O HOMEM PERGUNTOU PARA A VELHINHA?

3- PINTE NO TEXTO OS SINAIS DE PONTUAÇÃO:

4-DESENHE:

COMO ERA A PAISAGEM QUANDO A VELHINHA OLHAVA PELA JANELA?

COMO ELA FICOU DEPOIS DE ALGUNS ANOS?

MATEMÁTICA

1- SE A VELHINHA JOGA 20 SEMENTER POR DIA, QUANTAS SEMENTES TERÁ JOGADO EM:

5 DIAS

6 DIAS

9 DIAS

3 DIAS

7 DIAS

2- ESCREVA POR EXTENSO OS RESULTADOS DAS OPERAÇÕEA ACIMA:

3- COLOQUE OS RESULTADOS DAS OPERAÇÕES EM ORDEM CRESCENTE:

4- TRABALHAR COM O CALENDÁRIO: UM ANO – 365 DIAS

MESES DO ANO

2º. ANO

PORTUGUÊS

1- LEITURA DO ALFABETO

2- LIGUE:

A VELHINHA ANDAVA DE CARRO

TREM

ÔNIBUS

DESENHE O ÔNIBUS QUE A VELHINHA ANDAVA.

DESENHE COMO ERA A PAISAGEM QUANDO A VELHINHA OLHAVA PELA JANELA DO ÔNIBUS

COMO FICOU A PAISAGEM DEPOIS QUE A VELHINHA JOGOU AS SEMENTES:

MATEMÁTICA

1- ESCREVA OS NUMERAIS DE 0 A 20

2- PINTE DA MESMA COR O NÚMERO E A ESCRITA DOS NUMERAIS:

3-

1

UM

4

DOIS

2

DOIS

10

NOVE

3

TRÊS

5

QUATRO

4

QUATRO

9

OITO

5

CINCO

1

DEZ

6

SEIS

6

TRÊS

7

SETE

8

CINCO

8

OITO

2

SETE

9

NOVE

7

UM

10

DEZ

3

SEIS

ESCREVA O ANTECESSOR E O SUCESSOR:

10

15

19

11

13

16

7

9

DIA DA ESCOLA 15 DE MARÇO

A escola, depois da família, é o primeiro grupo social a que pertencemos.

E grupos sociais são importantes para que aprendamos a interagir com pessoas, a conhecer novos comportamentos e a respeitar uns aos outros.

Além do mais, a escola é fonte de conhecimento e educação, tanto formal quanto informal, é um espaço onde o aluno é o protagonista e aprende a desenvolver suas atividades, além de ser um laboratório de inclusão social, promovendo no jovem o sentido de importância da comunidade.

Fonte: www.cidadaopg.sp.gov.br

ESPAÇO PARA OS ALUNOS ESPECIAIS NAS ESCOLAS

Ir à escola é fundamental para que a pessoa se sinta incluída na sociedade. É fazer parte, é ser reconhecido, ter seu espaço.

Existem pessoas portadoras de necessidades especiais para as quais são criadas oportunidades de freqüentarem este espaço tão importante para as nossas vidas. É este o princípio da pedagogia da inclusão: inserir as crianças especiais nas salas de aula, junto com as outras crianças. Pouco a pouco, as barreiras se tornam mais suaves e o convívio é muito positivo.

É preciso, naturalmente, lutar contra o preconceito. Também é necessária muita criatividade para adaptar a metodologia de ensino de modo que todas as crianças possam aprender. Mas, no final, é bem possível que a solidariedade entre elas mostre à escola como é gostoso conhecer o "outro", que até então era "diferente" e, com a convivência, se mostra apenas como alguém que tem outras necessidades e muito o que aprender, como qualquer criança.

A colaboração de diferentes profissionais enriquece o trabalho da escola. Junto com os professores, podem atuar fonoaudiólogos, psicólogos, neurologistas, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas. A escola como espaço de inclusão só vem a colaborar para o desenvolvimento mais saudável da criança especial. Para ela, significa mais do que uma instituição de ensino: torna-se espaço terapêutico.

Fonte: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística