- Levantar as expectativas dos alunos em relação ao ano letivo;
- Acolher o novo grupo;
- Ornamentar a sala de aula de maneira significativa.
- O professor afixa na parede da sala um painel com uma paisagem de fundo. No mesmo deve estar escrito: Sejam bem-vindos a viagem do saber!
- A paisagem de fundo pode ser: marítima, celeste, florestal, etc...
- A proposta é construir o painel com o grupo.
- Sendo paisagem marítima, propor que cada aluno faça a dobradura de um barco e imaginem a viagem decorando-o livremente e escrevendo uma palavra ou frase o que espera alcançar durante a mesma, ou seja, quais são suas expectativas em relação ao ano letivo.
- Sendo celeste podem ser confeccionados pequenos aviões de papel.
- O fundo florestal permite que cada um escolha um animal ou planta com o qual se identifica e construa da mesma forma: dobrando, recortando, colando...
- O importante é que os alunos expressem seus sentimentos e desejos. Com tudo pronto oportunizar um momento agradável onde cada um prenderá o que construiu no painel de boas-vindas interativo, apresentando-se à turma.
- Estimular o entrosamento entre os alunos.
- Propor que os alunos fiquem em pé, forando um círculo.
- Entregar um rolo de barbante ou cordão.
- Solicitar um voluntário para iniciar a tarefa sugerindo que o mesmo escolha um membro do grupo para entregar uma outra parte do cordão e receber uma mensagem sua.
- Sucessivamente um vai abrindo o rolo e entregando a um colega até que todos tenham recebido a mensagem e o cordão, formando assim a teia de aranha.
- Em um segundo momento, com todos sentados levantar a questão: O que pode e não pode ter em nossa teia? Listar as opiniões dos alunos para a confecção de um painel de combinados da classe.
- Para encerrar permitir que os alunos ilustrem o painel através de uma técnica artística: desenho, recorte, colagem, dobradura, etc...
Objetivo:
- Propiciar a apresentação dos alunos de forma descontraída;
- Levar os participantes a identificarem seus ritmos e gêneros musicas, assim como refletirem sobre a importância de respeitar as preferências alheias.
- Solicitar aos alunos que escolham dentre as músicas que conhecem e gostam um trecho que, de alguma forma, o represente.
- Cada um deve cantar o trecho escolhido para a turma.
- O professor/dinamizador da atividade tem o papel de sondar se todos já ouviram aquela música, quem é o cantor(a), qual gênero musical, por que foi escolhida, se alguém não gosta, etc.
- A regra é não repetir as músicas já apresentadas e respeitar as preferências dos colegas.
- Com todos devidamente apresentados pedir que sistematizem no papel criando um cartaz de sua apresentação.
- Com todos os cartazes prontos criar um painel para sala de aula: “Somos como músicas”.