quinta-feira, 19 de agosto de 2010

AVALIAÇÕES DO 5º ANO


AVALIAÇÃO DE PORTUGUÊS

1) coloque (s) para singular e (p) para o plural:

( ) ação ( ) canções ( ) grão ( ) funis ( ) jornais

( ) adeus ( ) móvel ( ) cereais ( ) jovens ( ) espião

2) Passe as frases para o singular:

a) Os diretores elogiaram os alunos e os professores.


b) As flores destes jardins são belas e muito perfumadas.


c) Os exercícios tem questões muito difíceis.


d) Os melhores alunos receberam umas medalhas.


3) Dê o plural dos substantivos compostos:

Amor-perfeito alto-relevo pão-de-ló
________________ _____________________ ___________________________

Sinal-da-cruz tico-tico porta-bandeira
___________________ _____________________ ___________________________

4) Reescreva as palavras no aumentativo:

Voz__________________________________ rico______________________________

Homem_______________________________ sapato____________________________

Boca_________________________________ livro_____________________________

Perna________________________________ fogo_____________________________

5) Sublinhe os adjetivos das frases:

a) Coloquei o coelhinho manso na cesta nova.

b) O chocolate estava amargo e o pudim estava doce.

c) Minha amiga é sincera e delicada.

d) A lição estava fácil e o exercício difícil.
6) Complete as palavras com os adjetivos derivados:

a) Quem tem coragem é ____________________________________.

b) Quem tem preguiça é ____________________________________.

c) Quem tem inteligência é __________________________________.

d) quem tem valentia é _____________________________________.

7) Escreva os adjetivos correspondentes formado de uma só palavra:

Amor de mãe_____________________________ dia de chuva_____________________

Luz do sol_______________________________ festa do povo____________________

Festa de criança__________________________ festa de junho____________________

8)Complete as frases, colocando nos graus pedidos entre parênteses:

a) José é ________ aplicado _______________ Adriano. ( comparativo de igualdade)

b) Márcia é _______esperta________________Aninha. (comparativo de superioridade)

c) O carro é _______veloz_________________o avião. (comparativo de inferioridade)

9) Escreva no superlativo absoluto sintético os adjetivos abaixo:

Elegante____________________________ alto_________________________________

Difícil_______________________________ fraco________________________________

Feliz________________________________ amigo_______________________________

Digno_______________________________ amável______________________________

10)Complete com adjetivos:

criação de Deus __________________________________________________
carinho de mãe___________________________________________________
carinho de pai____________________________________________________
sono da noite_____________________________________________________
festa do povo_____________________________________________________

11) Classifique os numerais:

Meio___________________________________ metade____________________________

Um terço____________________________ sétimo_______________________________

Triplo________________________________ sessenta_____________________________

Um décimo_________________________ onze________________________________
Faça com calma e atenção. Confio em você! Boa Prova!!!


AVALIAÇÃO DE CIÊNCIAS

1) Marque somente as respostas certas. (1,0)

( ) A água é indispensável aos seres vivos.
( ) A água tem cor, cheiro e sabor.
( ) A água é formada por hidrogênio e oxigênio.
( ) O símbolo da água é H²O.

2) Relacione: (1,0)

(1) Água mineral (2) Água termal (3) Água destilada (4) Água poluída

( ) sem misturas. ( ) surge quente na superfície da terra
( ) contém sujeiras ( ) cotem sais minerais

3) Quais são os estados físicos da água? (1,5)


4) Observe os exemplos e indique em que estado físico estão: (1,0)

Gelo________________________ água dos rios_____________________________
O vapor que sai da panela______________________________________
Iceberg______________________ água evaporando das roupas_________________
Água dos mares_____________________________________________

5) De onde vem a água que abastece as cidades?(1,5)


6) As plantas tem seu ambiente próprio para viver, por isso são classificadas em________________________,_________________________e______________________ (1,0)

7) Identifique as partes das plantas corretamente.(2,0)

a) Parte da planta que serve para prendê-la ao solo.________________________
b) Tem como função a respiração e a transpiração._________________________
c) Parte que sustenta as folhas, as flores e os frutos._______________________
d) Órgão que serve para a reprodução do vegetal.__________________________
e) Abriga as sementes.____________________________

8) Dê exemplos de plantas que dão frutos apenas uma vez, morrendo depois. (1,0)




Faça com calma e atenção. Confio em você! Boa Prova!!!


AVALIAÇÃO DE HISTÓRIA

1) Que movimento militar aconteceu em 03 de outubro de 1930? (1,5)


2) O que foi o Estado Novo? Marque a resposta certa. (1,0)

( ) Período da ditadura de Fernando Collor, quando foi embora de Brasília.
( ) Período da ditadura de Getúlio Vargas, quando mandou fechar o Congresso Nacional e governou por meio de decretos.
( ) Período da ditadura onde Lula impediu o fechamento do Congresso acional.

3) O que fez Getúlio Vargas ganhar apoio popular? (1,0)



4)Explique como foi a participação do Brasil na segunda Guerra Mundial. (1,5)
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

5) Marque somente as repostas verdadeiras. (1,0)

( ) Durante o longo governo de Vargas, houve uma grande valorização da nossa cultura.
( ) Getúlio Vargas utilizava a televisão para aumentar sua popularidade.
( ) A rádio Nacional do Rio de Janeiro foi a primeira a transmitir uma novela radiofônica.
( )Muitos cantores e cantoras tornaram populares no Brasil nessa época.

6) O que é Folclore? (1,0)
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________.

7) Em que data comemoramos o Folclore? (1,0)
____________________________________________________________________________

8) Complete os provérbios abaixo: (1,0)
Quem não tem cão caça com ________________________________.
Apressado come __________________________________________.
O que os olhos não vêem o coração não _______________________.

9) Escreva o nome de alguns personagens do nosso folclore. (1,0)
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________



Faça com calma e atenção. Confio em você! Boa Prova!!!



AVALIAÇÃO DE GEOGRAFIA

1) O que é pecuária? Marque a resposta certa.

( ) Cultivo de plantas ou vegetais.
( ) Extração de minerais do solo.
( ) Criação de gado bovino,suíno,eqüino, ovino, aves coelhos e abelhas.

2) Relacione:

(1) apilcultura ( ) rã
(2) avicultura ( ) bicho-da-seda
(3) sericultura ( ) abelhas
(4) cunicultura ( ) aves
(5) ranicultura ( ) coelhos

3) Identifique os tipos de gado:

Bovino_________________________________
Suíno__________________________________
Eqüino_________________________________
Caprino_________________________________
Ovino___________________________________

4) Ligue corretamente:

Indústria automobilística alimentos
Indústria siderúrgica automóveis
Indústria têxtil ferro e aço
Indústria alimentícia tecidos

5) Complete as frases.

a) A atividade industrial é aquela que se realiza nas__________________.
b) A matéria-prima, depois de transformada, é camada de produto
____________________________.

6) Quais são os recurso que o extrativismo retira da natureza?

____________________________________________________________

7) Como pode ser a origem do extrativismo?
____________________________________________________________





Um comentário:

Contribuindo

Jogue você também suas sementes

Havia um cidadão que morava numa cidade grande e trabalhava numa fábrica que se localizava muito longe da sua casa. Com isso ele precisa viajar de ônibus cerca de uma hora todos os dias para chegara ao seu trabalho.

Na terceira parada, sempre entrava uma senhora que se sentava no banco da janela.

Ela abria a bolsa, tirava um pacotinho e passava a viagem toda jogando alguma coisa para fora do ônibus. A cena se repetia dia após dia. Até que certa vez, curioso, o homem lhe perguntou: O que a senhora joga pela janela?

-Jogo sementes.

- Sementes? Sementes de que?

-De flor, é que eu olho para fora e a estrada é tão vazia... Gostaria de viajar vendo flores coloridas por todo o caminho, imagine como seria bonito.

-Mas as sementes caem no asfalto, são esmagadas pelos pneus dos carros, devoradas pelos passarinhos. A senhora acredita mesmo que estas flores vão nascer um dia aí na beira da estrada?

-Acho meu filho, mesmo que muitas se percam, algumas acabam caindo na terra e com o tempo vão brotar.

-Mesmo assim, demoram a crescer, precisam de água.

-Ah, eu faço a minha parte. Sempre há dias de chuva, e se eu não jogar as sementes aí mesmo é que as flores nunca vão nascer.

O homem desceu logo adiante, achando que a senhora já estava meio “caduca”.

O tempo passou. Um dia, no mesmo ônibus, sentado à janela, o homem ficou impressionado ao olhar para fora e ver flores na beira da estrada, muitas flores. A paisagem estava colorida, perfumada, linda...

O homem lembrou-se da senhora, procurou-a no ônibus, não a encontrou, então foi perguntar ao cobrador que conhecia todo mundo por que a senhora das sementes havia sumido?

-Pois é, morreu de pneumonia na semana passada.

O homem voltou ao seu lugar e continuou olhando, pela janela, a paisagem florida. “Quem diria, as flores brotaram mesmo”, pensou. “Mas de que adiantou o trabalho daquela senhora? A coitada morreu e não pode ver esta beleza toda”.

Neste instante, o homem escutou uma risada de criança, no banco da frente, uma garotinha apontava pela janela, entusiasmada: Olha papai! Que lindo! Quanta flor pela estrada. Como se chamam aquelas flores? São maravilhosas.

Então o homem entendeu o que a senhora tinha feito, mesmo não estando ali para contemplar as flores que tinha plantado, a senhora devia estar feliz. Afinal ela tinha dado um presente maravilhoso para a natureza e principalmente para as pessoas que por ali passavam.

No dia seguinte, o homem entrou no ônibus, sentou-se no mesmo banco que a senhora sentava, tirou um pacotinho de sementes do bolso e começou a jogar sementes pela janela até chegar ao ponto onde tinha que descer.

Jogue você também as suas sementes, pouco importa se você vai ver as flores ou não. Plante as sementes do amor, do carinho, da fraternidade, da alegria, da paz, da ternura, da compreensão. Certamente, você colherá além das lindas flores, frutos maravilhosos com sabor de felicidade, sabor de conquista.

Autor desconhecido

4º. E 5º. ANO

PORTUGUÊS:

1- Conversação sobre o texto.

a) Por que você acha que a velhinha jogava as sementes se ela poderia não ver florescer?

b) Que tipos de sementes você está plantando em sua casa?

2- Procure no dicionário:

Cidadão-

Caduca-

Impressionado-

Pneumonia-

Entusiasmada-

Contemplar-

3- Desenhe a imagem que a velhinha via em suas viagens.

4- Pinte no texto 6 verbos:

MATEMÁTICA

1-Se o cidadão começasse a trabalhar as 7 horas que horas precisava sair de casa para não chegar atrasado?

( ) 5 horas

( ) 8 horas

( ) 6 horas

2- Desenhe o relógio representando a hora em que o cidadão saia de casa.

3- Se a velhinha jogava 123 sementes por dias , quantas sementes jogou em:

Uma semana

Um mês

Um ano

3 anos

3º. ANO

PORTUGUÊS

1- O QUE A VELHINHA JOGAVA PELA JANELA DO ÔNIBUS?

2- O QUE O HOMEM PERGUNTOU PARA A VELHINHA?

3- PINTE NO TEXTO OS SINAIS DE PONTUAÇÃO:

4-DESENHE:

COMO ERA A PAISAGEM QUANDO A VELHINHA OLHAVA PELA JANELA?

COMO ELA FICOU DEPOIS DE ALGUNS ANOS?

MATEMÁTICA

1- SE A VELHINHA JOGA 20 SEMENTER POR DIA, QUANTAS SEMENTES TERÁ JOGADO EM:

5 DIAS

6 DIAS

9 DIAS

3 DIAS

7 DIAS

2- ESCREVA POR EXTENSO OS RESULTADOS DAS OPERAÇÕEA ACIMA:

3- COLOQUE OS RESULTADOS DAS OPERAÇÕES EM ORDEM CRESCENTE:

4- TRABALHAR COM O CALENDÁRIO: UM ANO – 365 DIAS

MESES DO ANO

2º. ANO

PORTUGUÊS

1- LEITURA DO ALFABETO

2- LIGUE:

A VELHINHA ANDAVA DE CARRO

TREM

ÔNIBUS

DESENHE O ÔNIBUS QUE A VELHINHA ANDAVA.

DESENHE COMO ERA A PAISAGEM QUANDO A VELHINHA OLHAVA PELA JANELA DO ÔNIBUS

COMO FICOU A PAISAGEM DEPOIS QUE A VELHINHA JOGOU AS SEMENTES:

MATEMÁTICA

1- ESCREVA OS NUMERAIS DE 0 A 20

2- PINTE DA MESMA COR O NÚMERO E A ESCRITA DOS NUMERAIS:

3-

1

UM

4

DOIS

2

DOIS

10

NOVE

3

TRÊS

5

QUATRO

4

QUATRO

9

OITO

5

CINCO

1

DEZ

6

SEIS

6

TRÊS

7

SETE

8

CINCO

8

OITO

2

SETE

9

NOVE

7

UM

10

DEZ

3

SEIS

ESCREVA O ANTECESSOR E O SUCESSOR:

10

15

19

11

13

16

7

9

DIA DA ESCOLA 15 DE MARÇO

A escola, depois da família, é o primeiro grupo social a que pertencemos.

E grupos sociais são importantes para que aprendamos a interagir com pessoas, a conhecer novos comportamentos e a respeitar uns aos outros.

Além do mais, a escola é fonte de conhecimento e educação, tanto formal quanto informal, é um espaço onde o aluno é o protagonista e aprende a desenvolver suas atividades, além de ser um laboratório de inclusão social, promovendo no jovem o sentido de importância da comunidade.

Fonte: www.cidadaopg.sp.gov.br

ESPAÇO PARA OS ALUNOS ESPECIAIS NAS ESCOLAS

Ir à escola é fundamental para que a pessoa se sinta incluída na sociedade. É fazer parte, é ser reconhecido, ter seu espaço.

Existem pessoas portadoras de necessidades especiais para as quais são criadas oportunidades de freqüentarem este espaço tão importante para as nossas vidas. É este o princípio da pedagogia da inclusão: inserir as crianças especiais nas salas de aula, junto com as outras crianças. Pouco a pouco, as barreiras se tornam mais suaves e o convívio é muito positivo.

É preciso, naturalmente, lutar contra o preconceito. Também é necessária muita criatividade para adaptar a metodologia de ensino de modo que todas as crianças possam aprender. Mas, no final, é bem possível que a solidariedade entre elas mostre à escola como é gostoso conhecer o "outro", que até então era "diferente" e, com a convivência, se mostra apenas como alguém que tem outras necessidades e muito o que aprender, como qualquer criança.

A colaboração de diferentes profissionais enriquece o trabalho da escola. Junto com os professores, podem atuar fonoaudiólogos, psicólogos, neurologistas, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas. A escola como espaço de inclusão só vem a colaborar para o desenvolvimento mais saudável da criança especial. Para ela, significa mais do que uma instituição de ensino: torna-se espaço terapêutico.

Fonte: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística