quarta-feira, 27 de outubro de 2010

INTEGRAÇÃO

“ O meu sim é diferente do seu, assim como sua história é diferente da minha”...



     Não viemos ao mundo por acaso, simplismente por vir. Temos um lugar a ocupar, um papel à nossa espera, uma missão a cumprir.
     Um apelo é feito a cada instante e a resposta é urgente e inadiável, única e singular.
     Esta é a responsabilidade de cada um: a certeza de que somos insubstituíveis na íntegra, porque ninguém, pessoa alguma é igual a você.
     O meu sim é diferente do seu, assim como minha história é diferente da sua.
     O meu temperamento é único, como único, sua concepção de vida e a sua visão de mundo.
     A sua maneira de ser é só sua e você pode decidir de um modo ímpar, em relação ao todo.
     Mas, embora únicos, não vivemos separados.Fazemos parte de um bloco, uma gigantesca engrenagem, que depende de cada um isoladamente.
     Há uma ligação constante e permanente de cada um com um todo.
     O mundo, a humanidade, dependem da minha decisão,da sua ação;do meu espírito,da sua inteligência, do meu otimismo, da sua compreensão, do seu amor.
     Se você se esquivar, se você negar a sua parte, haverá uma lacuna e ninguém poderá preenche-la .
     O que é seu só você mesmo pode dar.Porque você é único.
      O mal do nosso tempo, o nosso mal, é acusar o mundo e a humanidade como se nós não fizéssemos parte deles e fôssemos tão somente simples espectadores.
      O mundo somos nós! Nós somos a humanidade!
       




     Do livro “O reto e o Obliquo”

Um ensaio sobre a vivência humana de Regina Stella.








ÉTICA GLOBAL



Nos declamos...

       Somos independentes.Cada um de nós depende do bem –estar do todo, assim sentimos respeito pela comunicação dos sares vivos, pelas pessoas, pelos animais e plantas e pela preservação do ar, da água e do solo.
       Temos a responsabilidade individual por tudo que fazemos. Todas nossas decisões, ações e omissões tem conseqüências.
       Devemos tratar os outros como gostaríamos que os outros nos tratassem.
       Assumimos o compromisso de respeitar a vida, a dignidade, a individualidade e a diversidade para cada pessoa sem exceção seja tratada humanamente.Devemos ter paciência e uma visão positiva  da vida.Devemos saber perdoar.Aprendemos com o passado, sem jamais nos tornarmos escravos de lembranças odiosas.Abrindo nossos corações aos outros devemos eliminar nossas pequenas diferenças em prol da causa da comunidade mundial pondo em prática uma cultura de solidariedade e de relacionamento harmônico.
       Consideramos humanidade como nossa família, devemos nos esforçar para sermos bons e generosos.Não devemos viver somente em função de nós mesmos, mas  também para servir a outros nunca nos esquecendo de das crianças, dos idosos, dos pobres, dos que sofrem, dos incapazes, dos refugiados e dos que vivem na solidão.
       Ninguém deveria jamais ser considerado ou tratado como cidadão de segunda categoria, ou explorar da maneira que for. Deveria existir uma parceria de iguais entre homens e mulheres. Não devemos cometer nenhum tipo de imoralidade sexual.Devemos deixar para trás qualquer forma de dominação ou abuso.
       Nós assumimos um compromisso com uma cultura de não-violência, respeito, justiça e paz.
       Não praticamos a opressão, a ofensa, a tortura,ou mataremos outros seres humanos, abandonados a violência como meio de resolver nossas diferenças.Devemos nos empenhar por ordem social e econômica justa, na qual todos tenham oportunidade igual de atingir o seu potencial máximo como seres humanos.
       Devemos falar e agir com veracidade e compaixão,tratando a todos com equidade,evitando preconceitos e ódios.Não devemos roubar.Devemos nos colocar acima da cobiça pelo poder, por prestígio, por dinheiro, pelo consumo a fim de criarmos um mundo justo e pacífico.
       A Terra não poderá ser mudada para melhor sem que se mude antes a consciência dos indivíduos. Comprometemo-nos a expandir nossa consciência disciplinando nossas mentes por meio da meditação da oração, ou pelo pensamento positivo.
       Sem riscos e sem uma disposição ao sacrifício não haverá mudanças fundamentais em nossa situação.Comprometemo-nos, portanto, com essa ética global, à compreensão do outro, com modos de vida socialmente benéficos, geradores de paz, e que estejam em harmonia com a natureza.



PARA TER QUALIDADE PESSOAL TENHO QUE ESTAR PREENCHIDO




Para sentir – me preenchido tenho
Que ser estável: para ser estável é
Necessário equilíbrio.
O equilíbrio entre:
Ser alegre, e não extrovertido( no sentido negativo)
Ser sincero, e não machucar.
Ser firme nas idéias, e não arrogante.
Ser humilde, e não  submisso.
Ser rápido, e não impreciso.
Ser contente, e não complacente.
Ser despreocupado, e não descuidado.
Ser amoroso, e não apegado.
Ser pacífico, e não passivo.
Ser disciplinado, e não rígido.
Ser flexível, e não frouxo.
Ser comunicativo, e não exagerado.
Ser obediente, e não cego.
Ser doce, e não melado.
Ser moldável, e não tolo.
Ser introspectivo, e não enclausurado.
Ser determinado, e não teimoso.
Ser corajoso, e não agressivo.


TRABALHANDO EM EQUIPE

1-    As seis palavras mais importantes:
Admito que o erro foi meu
2-    As cinco palavras mais importantes:
Você fez um bom trabalho.
3-    As quatro palavras mais importantes:
Qual a sua opinião?
4-    As três palavras mais importantes:
Faça o favor
5-    As duas palavras mais importantes:
Muito obrigado.
6-    A palavra mais importante:
Nós.
7-    A palavra menos importante:            EU.


QUALIDADES PRINCIPAIS NA COMUNICAÇÃO


1.   AUTENTICIDADE
  • honestidade
  • lealdade
  • veracidade
  • naturalidade
  • pureza de intenção
  • sinceridade
  • exatidão
  • integridade

2.SERENIDADE
* calma
* simplicidade
* clareza
* estabilidade
* segurança
* abertura
* organização de idéias
* confiança

3.HARMONIA
* simpatia
* ordem
* cordialidade
* atração
* empatia
* coerência
* concórdia
* convivência fácil

4.PERCEPÇÃO
* informação correta
* maturidade
* competência
* compreensão
* sensibilidade
* concisão
* criatividade
* perspicácia.

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Contribuindo

Jogue você também suas sementes

Havia um cidadão que morava numa cidade grande e trabalhava numa fábrica que se localizava muito longe da sua casa. Com isso ele precisa viajar de ônibus cerca de uma hora todos os dias para chegara ao seu trabalho.

Na terceira parada, sempre entrava uma senhora que se sentava no banco da janela.

Ela abria a bolsa, tirava um pacotinho e passava a viagem toda jogando alguma coisa para fora do ônibus. A cena se repetia dia após dia. Até que certa vez, curioso, o homem lhe perguntou: O que a senhora joga pela janela?

-Jogo sementes.

- Sementes? Sementes de que?

-De flor, é que eu olho para fora e a estrada é tão vazia... Gostaria de viajar vendo flores coloridas por todo o caminho, imagine como seria bonito.

-Mas as sementes caem no asfalto, são esmagadas pelos pneus dos carros, devoradas pelos passarinhos. A senhora acredita mesmo que estas flores vão nascer um dia aí na beira da estrada?

-Acho meu filho, mesmo que muitas se percam, algumas acabam caindo na terra e com o tempo vão brotar.

-Mesmo assim, demoram a crescer, precisam de água.

-Ah, eu faço a minha parte. Sempre há dias de chuva, e se eu não jogar as sementes aí mesmo é que as flores nunca vão nascer.

O homem desceu logo adiante, achando que a senhora já estava meio “caduca”.

O tempo passou. Um dia, no mesmo ônibus, sentado à janela, o homem ficou impressionado ao olhar para fora e ver flores na beira da estrada, muitas flores. A paisagem estava colorida, perfumada, linda...

O homem lembrou-se da senhora, procurou-a no ônibus, não a encontrou, então foi perguntar ao cobrador que conhecia todo mundo por que a senhora das sementes havia sumido?

-Pois é, morreu de pneumonia na semana passada.

O homem voltou ao seu lugar e continuou olhando, pela janela, a paisagem florida. “Quem diria, as flores brotaram mesmo”, pensou. “Mas de que adiantou o trabalho daquela senhora? A coitada morreu e não pode ver esta beleza toda”.

Neste instante, o homem escutou uma risada de criança, no banco da frente, uma garotinha apontava pela janela, entusiasmada: Olha papai! Que lindo! Quanta flor pela estrada. Como se chamam aquelas flores? São maravilhosas.

Então o homem entendeu o que a senhora tinha feito, mesmo não estando ali para contemplar as flores que tinha plantado, a senhora devia estar feliz. Afinal ela tinha dado um presente maravilhoso para a natureza e principalmente para as pessoas que por ali passavam.

No dia seguinte, o homem entrou no ônibus, sentou-se no mesmo banco que a senhora sentava, tirou um pacotinho de sementes do bolso e começou a jogar sementes pela janela até chegar ao ponto onde tinha que descer.

Jogue você também as suas sementes, pouco importa se você vai ver as flores ou não. Plante as sementes do amor, do carinho, da fraternidade, da alegria, da paz, da ternura, da compreensão. Certamente, você colherá além das lindas flores, frutos maravilhosos com sabor de felicidade, sabor de conquista.

Autor desconhecido

4º. E 5º. ANO

PORTUGUÊS:

1- Conversação sobre o texto.

a) Por que você acha que a velhinha jogava as sementes se ela poderia não ver florescer?

b) Que tipos de sementes você está plantando em sua casa?

2- Procure no dicionário:

Cidadão-

Caduca-

Impressionado-

Pneumonia-

Entusiasmada-

Contemplar-

3- Desenhe a imagem que a velhinha via em suas viagens.

4- Pinte no texto 6 verbos:

MATEMÁTICA

1-Se o cidadão começasse a trabalhar as 7 horas que horas precisava sair de casa para não chegar atrasado?

( ) 5 horas

( ) 8 horas

( ) 6 horas

2- Desenhe o relógio representando a hora em que o cidadão saia de casa.

3- Se a velhinha jogava 123 sementes por dias , quantas sementes jogou em:

Uma semana

Um mês

Um ano

3 anos

3º. ANO

PORTUGUÊS

1- O QUE A VELHINHA JOGAVA PELA JANELA DO ÔNIBUS?

2- O QUE O HOMEM PERGUNTOU PARA A VELHINHA?

3- PINTE NO TEXTO OS SINAIS DE PONTUAÇÃO:

4-DESENHE:

COMO ERA A PAISAGEM QUANDO A VELHINHA OLHAVA PELA JANELA?

COMO ELA FICOU DEPOIS DE ALGUNS ANOS?

MATEMÁTICA

1- SE A VELHINHA JOGA 20 SEMENTER POR DIA, QUANTAS SEMENTES TERÁ JOGADO EM:

5 DIAS

6 DIAS

9 DIAS

3 DIAS

7 DIAS

2- ESCREVA POR EXTENSO OS RESULTADOS DAS OPERAÇÕEA ACIMA:

3- COLOQUE OS RESULTADOS DAS OPERAÇÕES EM ORDEM CRESCENTE:

4- TRABALHAR COM O CALENDÁRIO: UM ANO – 365 DIAS

MESES DO ANO

2º. ANO

PORTUGUÊS

1- LEITURA DO ALFABETO

2- LIGUE:

A VELHINHA ANDAVA DE CARRO

TREM

ÔNIBUS

DESENHE O ÔNIBUS QUE A VELHINHA ANDAVA.

DESENHE COMO ERA A PAISAGEM QUANDO A VELHINHA OLHAVA PELA JANELA DO ÔNIBUS

COMO FICOU A PAISAGEM DEPOIS QUE A VELHINHA JOGOU AS SEMENTES:

MATEMÁTICA

1- ESCREVA OS NUMERAIS DE 0 A 20

2- PINTE DA MESMA COR O NÚMERO E A ESCRITA DOS NUMERAIS:

3-

1

UM

4

DOIS

2

DOIS

10

NOVE

3

TRÊS

5

QUATRO

4

QUATRO

9

OITO

5

CINCO

1

DEZ

6

SEIS

6

TRÊS

7

SETE

8

CINCO

8

OITO

2

SETE

9

NOVE

7

UM

10

DEZ

3

SEIS

ESCREVA O ANTECESSOR E O SUCESSOR:

10

15

19

11

13

16

7

9

DIA DA ESCOLA 15 DE MARÇO

A escola, depois da família, é o primeiro grupo social a que pertencemos.

E grupos sociais são importantes para que aprendamos a interagir com pessoas, a conhecer novos comportamentos e a respeitar uns aos outros.

Além do mais, a escola é fonte de conhecimento e educação, tanto formal quanto informal, é um espaço onde o aluno é o protagonista e aprende a desenvolver suas atividades, além de ser um laboratório de inclusão social, promovendo no jovem o sentido de importância da comunidade.

Fonte: www.cidadaopg.sp.gov.br

ESPAÇO PARA OS ALUNOS ESPECIAIS NAS ESCOLAS

Ir à escola é fundamental para que a pessoa se sinta incluída na sociedade. É fazer parte, é ser reconhecido, ter seu espaço.

Existem pessoas portadoras de necessidades especiais para as quais são criadas oportunidades de freqüentarem este espaço tão importante para as nossas vidas. É este o princípio da pedagogia da inclusão: inserir as crianças especiais nas salas de aula, junto com as outras crianças. Pouco a pouco, as barreiras se tornam mais suaves e o convívio é muito positivo.

É preciso, naturalmente, lutar contra o preconceito. Também é necessária muita criatividade para adaptar a metodologia de ensino de modo que todas as crianças possam aprender. Mas, no final, é bem possível que a solidariedade entre elas mostre à escola como é gostoso conhecer o "outro", que até então era "diferente" e, com a convivência, se mostra apenas como alguém que tem outras necessidades e muito o que aprender, como qualquer criança.

A colaboração de diferentes profissionais enriquece o trabalho da escola. Junto com os professores, podem atuar fonoaudiólogos, psicólogos, neurologistas, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas. A escola como espaço de inclusão só vem a colaborar para o desenvolvimento mais saudável da criança especial. Para ela, significa mais do que uma instituição de ensino: torna-se espaço terapêutico.

Fonte: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística